Paulo Ruaro comandará a entidade no Triênio 2018-20
Em uma cerimônia protocolar, a AEAMVI fez a transmissão de cargo e posse da nova diretoria para o Triênio 2018-20. Foi na noite do último dia 1º de dezembro (sexta-feira), na sede da entidade. Paulo Ruaro será o presidente, sucedendo o também engenheiro civil Silvio César Justi.
Na oportunidade, Silvio César Justi agradeceu o empenho de sua diretoria e da equipe de trabalho, numa gestão que considera vitoriosa, mesmo diante dos desafios enfrentados, especialmente no contingenciamento dos recursos dos convênios com o CREA. “Fechamos a gestão com a entidade forte e com recursos para seguir em frente”, comemorou.
Eleição por unanimidade
Em chapa única e com uma participação expressiva de Associados, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí (AEAMVI) elegeu sua nova diretoria no dia 21 de novembro. A Chapa Reação, liderada pelo engenheiro civil Paulo Ruaro, 50 anos, obteve unanimidade entre os associados votantes. Além da diretoria executiva, foram definidos os integrantes do Conselho Fiscal. O pleito começou às 10 da manhã e finalizou às 19 horas.
As eleições cumpriram todas as determinações do Estatuto da AEAMVI, em seu artigo 29º. Votaram apenas os Associados em dia com a tesouraria.
As metas da gestão 2018-20
Protagonismo da engenharia
A Chapa Reação quer dar sua contribuição, em busca de uma saída para o momento delicado que atravessa o país. O setor tecnológico tem uma responsabilidade muito grande com seu conhecimento técnico, garantindo a racionalização dos recursos públicos investidos e proporcionando segurança social. O propósito é retomar o protagonismo do setor no cenário nacional, visto que cerca de 75% da economia do país esta intrinsecamente ligada as áreas tecnológicas de engenharia e agronomia.
Capacitação e fortalecimento
Dar continuidade ao trabalho da gestão anterior intensificando as atividades de capacitação, atraindo os profissionais recém formados e resgatando os mais antigos, fortalecendo a AEAMVI como a Casa dos Profissionais do sistema CREA-CONFEA. Ainda, proporcionar capacitação continuada dos profissionais, trazendo assuntos relacionados com legislação profissional e novas tendências do mercado profissional, bem como suporte aos profissionais na gestão de seus negócios e empresas.
Participação nos Conselhos Municipais e entidades da sociedade
A AEAMVI está presente nos diversos Conselhos Municipais e mais recentemente passou a integrar o Observatório Social, como forma de contribuir para o desenvolvimento da nossa região e zelar pela adequada aplicação dos recursos públicos. Um papel que a AEAMVI já exercia antes, auxiliando na construção de todo o médio vale do Itajaí. Também pretendemos dar continuidade a campanhas do agasalho, coleta de livros, entre outras.
Fortalecimento como entidade representativa dos profissionais
Propor a retomada dos repasses financeiros do Sistema CONFEA-CREAS para as associações profissionais. Com o corte de repasse por parte do CONFEA/CREA, desde setembro de 2015, a maioria das associações profissionais enfrenta hoje dificuldades financeiras de manutenção. É preciso lembrar que a base do sistema é composta pelos profissionais que integram as entidades de classe, sindicatos e instituições de ensino. Portanto, para que o sistema CONFEA-CREA possa cumprir bem seu papel as entidades de classe precisam estar fortalecidas e atuantes. Dar continuidade ao processo que tramita no CONFEA para que a associação seja declarada como entidade precursora do CREA-SC. Reapresentar proposta na Câmara de Vereadores de Blumenau para transformar a AEAMVI em entidade de utilidade pública.
Sintonia com a Inspetoria
Fortalecer o vínculo da AEAMVI com a Inspetoria do CREA-SC em Blumenau, com representatividade da entidade no colegiado de inspetores da Inspetoria de Blumenau. Desenvolver em conjunto com a Inspetoria um projeto novo para nossa Sede para atender os profissionais num espaço adequado, bem equipado e em condições adequadas para os funcionários e usuários da mesma.
Valorização profissional
Promover em nossos eventos de encerramento e comemorativos, o reconhecimento aos profissionais e empresas que foram e são destaque com contribuições importantes para a comunidade e para a área profissional da região.
Quem é Paulo Ruaro?
O engenheiro civil Paulo Ruaro tem 50 anos de idade e 23 de profissão. Foi diretor da inspetoria do CREA-SC na Regional de Blumenau. Em Florianópolis, foi gerente de fiscalização para SC, ouvidor e assessor de convênios da entidade. Retornou recentemente para Blumenau, onde é funcionário público municipal, como coordenador de engenharia do Seterb.
Natural de Catanduvas, no oeste catarinense, formou-se em engenharia civil pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). É associado da AEAMVI desde 2000, onde já foi diretor de patrimônio. Atualmente representa a entidade na Câmara Especializada de Engenharia Civil no CREA-SC.
A diretoria eleita da AEAMVI (Triênio 2018-20)
Presidente: Paulo Ruaro (Engenheiro Civil)
Vice-Presidente: Evandro Luiz Schüller (Engenheiro Civil)
Primeiro Secretário: Ewerson Lombardi (Engenheiro Eletricista)
Segunda Secretária: Maristela Liz de Oliveira Heckert (Engenheira Civil)
Primeiro Tesoureiro: Jaison William Spolavori (Engenheiro Eletricista)
Segundo Tesoureiro: Jones Cassio Poffo (Engenheiro Eletricista)
Diretor Técnico: Ricardo Willy Ströher (Engenheiro Eletricista)
Diretora Social: Olga Catarina Tordo (Engenheira Civil)
Diretor de Comunicação e Marketing: Lênio Jeremias (Engenheiro Eletricista)
Conselho Fiscal Titular 1: Oscar Liberato Martins Filho (Engenheiro Eletricista)
Conselho Fiscal Titular 2: Maurício Carvalho Laus (Engenheiro Eletricista)
Conselho Fiscal Titular 3: Luciano Thiesen (Engenheiro Civil)
Conselho Fiscal Suplente 1: Silvio César Justi (Engenheiro Civil)
Conselho Fiscal Suplente 2: Henrique Drehmer (Engenheiro Civil)
Conselho Fiscal Suplente 2: Marcos Aurélio Amarante (Engenheiro Eletricista)
Comunicação da AEAMVI | Giovani Vitória | Jornalista