Ao longo de dois dias, com oito horas/aula, o engenheiro civil Elgson César Lorenzetti Trombini, especialista em avaliações, perícias e auditorias, ministrou o curso “Perícia na Engenharia – Fundamentos Básicos”, para profissionais e estudantes. O aperfeiçoamento foi promovido pela AEAMVI, com apoio do Programa de Educação Continuada (PEC) do CREA-SC.
A proposta curricular, segundo Elgson, foi apresentar noções básicas do que é uma perícia e como agir diante do judiciário, dos profissionais do direito e dos profissionais da área de engenharia. Os participantes também receberam dicas com técnicas de redação de laudo e parecer técnico.
O mercado de perícia vem crescendo. Dentre as razões, Elgson enumera o arrojo dos profissionais e o preparo aquém do ideal. “Isso acaba, em algumas vezes, gerando imbróglios”, acrescentou.
Mesmo em início de carreira, um engenheiro perito nomeado por um Juiz pode alcançar um rendimento de 20% a 30% superior ao piso da categoria.
Um perito costuma ter grande visibilidade quando da incidência de sinistros, mas seu papel é bem mais amplo. Além de contratos, ele faz análise de patologias, como rachaduras, infiltrações e umidade.
Elgson tem 22 anos de carreira como engenheiro e 20 deles como perito.
Comunicação da AEAMVI