Em reuniões plenárias ocorridas entre os dias 20 e 22 de novembro, em Brasília, o CONFEA reconheceu finalmente a AEAMVI como entidade precursora do Sistema CONFEA/CREA. A decisão favorável foi unânime, reconsiderando uma decisão anterior da PL 0745/2016.
Com este documento, a AEAMVI passa a ter acesso aos recursos do CONFEEA para promover eventos de aprimoramento e aperfeiçoamento técnico e cultural dos profissionais.
A AEAMVI é a segunda mais antiga entidade de classe de Santa Catarina e tem uma destacada atuação como representante dos engenheiros e arquitetos nos conselhos municipais e regionais. Foi fundadora do CREA/SC e ao longo de sua história estabeleceu diversas parcerias com outras entidades profissionais e de classe.
Fundada há 64 anos
No dia 11 de dezembro de 1953 era criada a Associação dos Engenheiros do Vale do Itajaí – AEAVI, aprovado o anteprojeto do estatuto e era eleito seu primeiro presidente, o engenheiro civil Antonio Victorino Ávila Filho, juntamente com a diretoria provisória. O encontro contou com a participação de aproximadamente 200 profissionais de engenharia do Vale.
O principal objetivo era concentrar esforços em torno de ações para o progresso e o desenvolvimento do Vale do Itajaí. A meta foi alcançada ao longo dos seus 64 anos de história, com relevantes serviços prestados para região.
O nome atual foi aprovado em outubro de 1987, na gestão do arquiteto Stênio Calsado Vieira (1986-1987), quando uma Assembleia Geral votou e homologou a mudança para Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí – AEAMVI.
A AEAMVI já foi presidida por 26 profissionais. Paulo Ruaro (Engenheiro civil) é seu 27º presidente, eleito para o triênio 2018/2020.