Ampliação da geração distribuída de energia solar pode gerar 1,5 milhão de empregos diretos
A capacidade instalada no Brasil, levando em conta todos os tipos de usinas que produzem energia elétrica, é da ordem de 132 gigawatts (GW). Deste total menos de 0,0008% é produzida com sistemas solares fotovoltaicos (transformam diretamente a luz do Sol em energia elétrica). A Norma Resolutiva 482/2012, da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pretende mudar esse cenário, prevendo que até 2.030 o Brasil tenha capacidade de geração distribuída para residências de mais 106 gigawatts de energia solar.
O tema foi abordado do curso “Energia Solar Fotovoltaica”, promovido na tarde e noite do dia 06 de novembro, com oito horas/aula, promovido pela AEAMVI, com incentivo do Programa de Educação Continuada do CREA-SC, no auditório da inspetoria do CREA-SC de Blumenau. As aulas foram ministradas pelo engenheiro eletricista Levi Santos Cidral Junior, instrutor técnico do Centro Politécnico Geraldo Werninghaus (Cepeg/Weg).
O profissional calcula que essa ampliação resulte em pelo menos 1,5 milhão de novos empregos diretos, especialmente nas áreas de engenharia elétrica e civil.
A Norma Resolutiva 482/2012, da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estabeleceu regras para a micro (até 100 kW) e a mini geração (entre 100 kW e 1.000 kW). Permitiu, em tese, que consumidores possam gerar sua própria energia, e trocar o excedente por créditos, que dão desconto em futuras contas de luz. Mas não alavancou o uso desta fonte energética.
Recentemente foram realizados dois leilões exclusivos para esta fonte energética. No primeiro leilão realizado, em outubro de 2014, resultou na contratação de 890 MW. O segundo, realizado em agosto de 2015, terminou com a contratação de 833,80 MW. Ainda em 2015, em novembro próximo será realizado um terceiro leilão especifico para a fonte solar.
A maior usina do país em SC
A Weg é hoje a maior operadora de energia do país, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Usina Fotovoltaica Cidade Azul, de propriedade da Tractebel Energia, localizada em Tubarão, no Sul do estado é, atualmente, a maior planta solar fotovoltaica em funcionamento no País, ocupando uma área total de 10 hectares, com capacidade instalada de 3MWp (pico de incidência do Sol) e composta por 19.424 painéis.
Concebida como uma Usina Experimental para fins de pesquisa, desenvolvimento e capacitação técnica, objetivo do projeto P&D Estratégico nº 013/2011 da ANEEL, no qual a Tractebel Energia é a proponente, a Usina Solar Fotovoltaica é resultado do investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, dos R$ 56,3 milhões deste P&D. Conectada à rede de 13,8 kV da Celesc, a energia produzida tem capacidade para abastecer cerca de 2,5 mil residências.
O palestrante
Levi Santos Cidral Junior é engenheiro eletricista, com foco em eletrônica de potência, tendo cursado disciplinas de mestrado na mesma área. Desenvolve com facilidade projetos completos com energias renováveis, sistemas supervisórios e Instrumentações eletrônicas.
Em campo, soluciona problemas complexos com qualidade e visando soluções confiáveis e eficazes no menor custo. Possui conhecimento MS Project e gestão de projetos e recursos, ferramentas utilizadas para gestão da execução de obras, relativas às energias alternativas.
De maneira prática, conduz treinamentos em instalações elétricas residenciais, prediais e industriais, promovendo capacitações em NR-10 e NBR-5410, ensinando diretrizes de segurança e padronização de instalações elétricas.
Comunicação da AEAMVI | Giovani Vitória | Jornalista