AEAMVI recebe homenagem da Alesc como entidade precursora da engenharia

Ato ocorreu em Sessão Solene pelos 60 anos do CREA-SC

Em Sessão Solene promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina para celebrar os 60 anos de fundação do CREA-SC, a AEAMVI e outras quatro entidades de classe receberam homenagens especiais, na condição de precursoras, reconhecidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. A atuação das mesmas foi decisiva no processo de fundação, implantação e desenvolvimento do Conselho Regional.

A Sessão Solene ocorreu na noite do dia 13 de março, em Florianópolis, no Plenário da Alesc. O engenheiro civil Paulo Ruaro, presidente da AEAMVI, representou a entidade no ato. Além da AEAMVI, foram homenageadas: a Associação Catarinense de Engenheiros (ACE); a Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos (ASCEA); o Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (CEAJ) e a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Itajaí (AREA-IT).

Saiba mais sobre a história da AEAMVI, acessando: http://aeamvi.com.br/historia/

Os 60 anos do CREA-SC

O CREA-SC foi o grande homenageado da noite, lembrando seus 60 anos de história. As seis décadas de trajetória e consolidação do maior conselho profissional de Santa Catarina coincidem com o crescimento exponencial da engenharia, da agronomia e da indústria catarinense, atraindo investimentos externos e internos, elevando o Estado a uma posição de excelência na área tecnológica.

Durante o evento, a Alesc homenageou os ex-presidentes do Conselho, cada qual com sua contribuição e participação nessa história de sucesso e as cinco entidades regionais. Também foram homenageados o presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, o presidente do Confea, Eng. Civil Joel Krieger, que foi representado pelo Eng. Civil Paulo Roberto Guimarães, os seis funcionários mais antigos, o profissional com registro mais antigo, além de três profissionais de destaque.

A comemoração reuniu cerca de 300 pessoas entre lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, representantes de órgãos governamentais, entidades de classe e instituições de ensino do estado, além de empresários, profissionais, professores, estudantes e colaboradores.

O maior conselho profissional de SC

O CREA-SC reúne a maior comunidade profissional do estado entre engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnólogos, técnicos industriais e agrícolas. São mais de 66 mil profissionais e 15 mil empresas registradas.

A entidade é o órgão de fiscalização, controle,  orientação e aprimoramento do exercício e atividades profissionais da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, em seus níveis médio e superior, no estado de Santa Catarina.

A fiscalização do CREA-SC é considerada exemplo em todo o País e realizada por uma equipe de 55 fiscais. Com grande inserção social e a parceria com diversos órgãos em fiscalizações preventivas e orientativas, o Conselho tem como competência legal a fiscalização do exercício profissional, verificando a habilitação e a responsabilidade técnica dos profissionais.

Com uma estrutura descentralizada (23 inspetorias, 7 escritórios e 3 postos de atendimento em Santa Catarina), o Conselho tem a colaboração de mais de 250 funcionários e o trabalho honorífico de 94 conselheiros – representantes de  entidades de classe e instituições de ensino do setor tecnológico, compondo o Plenário, além de 30 diretores regionais e 375 inspetores no estado. O programa CREAjr-SC, com o objetivo de formar novas lideranças, é um dos maiores do país reunindo mais de 25 mil acadêmicos cadastrados.

Comunicação da AEAMVI | Giovani Vitória | Jornalista

 

Relacionados